Pages

Labels

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Toyotismo - prisão para mente.

Caros colegas que nos acompanham no blog e pacientemente leem nossas postagens que tal olhar uma estratégia (e conceito) da administração do sistema econômico atual num ponto de vista diferente? Muito se fala sobre Toyotismo mas pouco se sabe de fato o que ele é, como funciona e quais suas reais e verdadeiras intenções (e estratégias) com o trabalhador . A leitura do texto "Toyotismo - prisão para mente", nos dá essa dimensão e com segurança e profundidade teórica esclarece o conceito, como funciona e os objetivos. Disponibilizamos assim mais uma oportunidade do leitor enxergar parte do mundo do trabalho com profundidade, clareza e criticidade. 

Para ler acesse: Estudo do trabalho.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Funcionário do Mês.

Dados técnicos - Funcionário do mês. 
Diretor/Produtor – Ramon Faria. 
País –  Brasil. 
Ano – 2011. 
Tempo –  00:03:34.

Assistam ao curta:


Resumo: Um rapaz se dedica à empresa de fast food onde trabalha, mas nunca tem seu esforço recompensado. Baseado em música da banda Pedra Letícia. (Fonte: Catálogo 2011- Anima Mundi).

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

The missing key. (A chave que faltava).


Dados técnicos - The missing key.

Diretor/Produtor – Jonathan Nix.
País – Austrália.
Ano – 2011.
Tempo – 00:29:55.

Assistam ao curta:



Resumo: A Chave que Faltava - Na Veneza do início dos anos 1920, o jovem compositor Hero Wasabi precisa competir contra o inescrupuloso Conde Telefino na prestigiada competição musical Abacus Scroll. (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi).

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Organopolis. (Organópolis)

Dados técnicos - Organopolis.
Diretor/Produtor – Nieto e Autour de Minuit.
País – França.
Ano – 2011.
Tempo – 00:02:30.

Curta ainda não disponível.

Resumo: Organópolis - Um olhar bem-humorado sobre a jornada física e emocional que afeta a vida cotidiana de jovens estudantes através das reações dos órgãos de seu corpo. (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi).

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Jazzin'.

Dados técnicos - Jazzin'.
Diretor/Produtor – Joël Corcia, Wandrille Maunoury, Bong Nguyen, Thomas Reteuna, Bernard Som e Gobelins.

País – França.
Ano – 2011.
Tempo – 00:00:39.

Assistam ao curta:



Resumo: Nos Estados Unidos da década de 30, um fã de jazz se deixa levar pela música. (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi).

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

The Cup Final. (A final da Copa)

Dados técnicos - The Cup Final.
Diretor/Produtor – Jody Gannon e The Big B. Animation Co. GmbH.
País – Alemanha.
Ano – 2011.

Tempo – 00:04:00.


Curta ainda não disponível.
Resumo: A Final da Copa - A esposa de um torcedor fanático derruba acidentalmente a televisão enquanto faz a limpeza. Logo no momento em que o marido está a caminho de casa e... é a final da Copa! (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi).

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

The End. (O fim)

Dados técnicos - The End.
Diretor/Produtor – Alejandro Cervantes Bueno, Diana Rodríguez e Hampa Studio SL.

País – Espanha.
Ano – 2011.
Tempo – 00:04:00.

Curta ainda não disponível.



Resumo: O Fim - Uma história sobre amor verdadeiro e eterno. Uma espiada na vida íntima de Pierre e Amparo, que permaneceram juntos desde o momento em que se conheceram. (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi).

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Diversité Culturelle. (Diversidade Cultural).

Dados técnicos - Diversité Culturelle.
Diretor/Produtor – Olivier Martin e Doncvoilà.

País – França.
Ano – 2011.
Tempo – 00:02:35.

Assistam ao curta:


Resumo: Diversidade Cultural - Como proteger e promover a diversidade das expressões culturais. (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi).

sábado, 8 de fevereiro de 2014

NCB Naturalis.

Dados técnicos - NCB Naturalis.
Diretor/Produtor – Martijn Hogenkamp e Marcel Vrieswijk.

País – Holanda..
Ano – 2012.
Tempo – 00:01:30.

Assistam ao curta:


Resumo: O passado, presente e futuro do NBC Naturalis, centro holandês de excelência para estudos de biodiversidade que tem uma coleção de37 milhões de objetos. (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi).

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ataudes. (Caixões)

Dados técnicos - Ataudes.
Diretor/Produtor – Nelson Wissar, Henry Gates, Mauricio Esparza e Daisy Salas.

País – Peru.
Ano – 2011.
Tempo –  00:01:07.

Curta ainda não disponível.

Resumo:  Caixões - Um estranho fabricante de caixões, orgulhoso de suas criações, tenta enganar as pessoas vendendo-lhes a morte através de seus produtos, mas elas não aceitam. (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi).

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Art4sport. (Arte para o Esporte)


Dados técnicos - Art4sport.

Diretor/Produtor – Dadomani Studio.
País – Itália.
Ano – 2010.
Tempo – 00:01:80.

Curta ainda não disponível.

Resumo: Arte para o Esporte - Art4sport é uma associação sem fins lucrativos que acredita em terapia através do esporte para crianças com membros amputados. (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi).

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Vertige. (Vertigem)

Dados técnicos - Vertige.
Diretor/Produtor –  Christophe Gautry, Mathieu Brisebras e Les Films du Nord.

País –  França, Bélgica.
Ano – 2012.
Tempo – 00:08:00.

Assistam ao trailer:


Resumo: Vertigem - No mundo urbano, o sistema limita as pessoas com sua desatenção. Mas, vista por um outro ângulo, a cidade se torna um novo espaço a ser redescoberto e reconstruído. (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Filme dinamarquês conta história de precursor dos valores da Revolução Francesa.


"O amante da Rainha", de Nicolaj Arcel. (Fonte: CineClick)

Indicado ao Oscar 2013 e premiado no Festival de Berlim, o drama histórico dinamarquês ‘O Amante da Rainha’ conta a história de Struensee, o homem que introduziu a liberdade de imprensa, aboliu a tortura e organizou a proteção aos mais pobres em seu país décadas antes da revolução francesa. O artigo é de Ladislau Dowbor.

Um belo filme, O Amante da Rainha. No original dinamarquês, En Kongelig Affaere, soa um pouco mais sério. Em inglês traduziram como A Royal Affair, fiel ao original, mantendo o cunho político, mas jogando com o duplo sentido, de um caso político e de um “caso” de cama. Na nossa versão, sempre puxando para “aquele” lado, fomos mais explícitos: um dos principais transformadores políticos europeus, Struensee, que introduziu a liberdade de imprensa, aboliu a tortura e organizou a proteção aos mais pobres, isto décadas antes da revolução francesa, virou simplesmente “o amante da rainha”. Desde o papa Alexandre VI na devassa Roma, até o caso da cunhada no Brasil, passando pelo diretor do FMI que despencou da sua posição de presidenciável da França, o que importa realmente é a política vista pelo buraco da fechadura. Até na nossa mais alta corte de justiça, as pessoas devem lembrar, os julgamentos importantes para o país foram paralisados durante quase um ano pela discussão sobre se os membros femininos poderiam ou não se apresentar com calças, em vez do tradicional vestido. Muito importante. Perturbaria a serenidade dos supremos.
Temos aqui sólidas tradições. O governo do país mais importante do mundo se viu paralisado durante anos com a discussão, de alto teor ético, sobre se o presidente teve ou não um caso com a secretária. Um terço do PIB mundial está em paraísos fiscais, dinheiro de evasão fiscal, venda de armas, lucro de drogas, corrupção política e privada. Não é essencial. No planeta onde morrem anualmente 11 milhões de crianças por falta de assistência – e 11 milhões não é uma cifra, significa 11 milhões de vezes sofrimentos da criança e dos pais ao ver uma criança morrendo – o mais importante, naturalmente, era se o Presidente se deixou ou não seduzir pela secretária. O governo, o senado, a grande mídia, discutindo durante anos um assunto de alta relevância: comeu? Comeu mas não gozou, como foi amplamente discutido? Alta política.
Struensee, pela posição de influência junto ao rei da Dinamarca, introduziu durante um ano (essencialmente 1771) as reformas seguintes, entre outras: abolição da tortura, abolição do trabalho servil, abolição da censura de imprensa, abolição dos privilégios da nobreza, abolição da escravidão nas colônias dinamarquesas, criminalização das propinas, criação de estoques governamentais de grãos para cobrir anos de penúria e reduzir especulação com preços, reforma universitária, reforma da saúde pública, reforma agrária. Neste ano, foram 1069 decretos e leis, que constituem a raiz da modernidade democrática de hoje. O amante da rainha…

A jovem britânica Carolina Matilde da Grã-Bretanha se casa com o insano rei Christiano 7º, tornando-se rainha da Dinamarca, mas logo se envolve com o médico da corte. Os dois começam a propor reformas que acabam mudando uma nação em "O Amante da Rainha", de Nikolaj Arcel. O filme saiu do Festival de Berlim 2012 com os prêmios de melhor ator e de roteiro e é o candidato dinamarquês a uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro. -  (Fonte: Uol)

Os privilegiados não perdoam. Organizaram um golpe. Mas pessoas éticas organizam golpes com forte fachada legal e ética. Prenderam o Struensee, e em seguida o julgaram (o julgamento não aparece no filme), e o condenaram à morte com todas as formalidades. Em seguida formaram um gabinete que devolveu aos nobres e à igreja os velhos privilégios, inclusive a prática da tortura. Felizmente, o herdeiro Frederick, atingindo a maioridade, e com a autoridade de soberano, reconstituiria mais tarde o essencial da herança de Struensee, gerando boa parte da democracia e liberdade que hoje conhecemos nesta região da Europa. Mataram o pai, mas a semente brotou.
Voltando ao assunto mais importante, o da cama. Para o golpe, foi feita intensa mobilização popular, com imensa campanha que aproveitou a liberdade de imprensa introduzida pelo próprio Struensee. Como não dava para atacar a sua política democrática, muito popular, fizeram intensa campanha, que não deixou nada a desejar ao que seria a campanha da direita contra Clinton, indo ao ponto essencial: ele comeu a rainha. Comeu a Nossa rainha! Um crime abominável. Deixou-se dominar por tendências criminosas, de lesa-majestade, por não resistir ao charme da rainha então de 20 anos. Para punir o amor, estes mestres da ética mostraram a sua dignidade.
Separaram os filhos da rainha, que foi exilada, deixando-a morrer solitária aos 23 anos de idade. Quanto a Struensee, foi decapitado, mas antes torturado, e também, coisa que não aparece por razões óbvias no filme, teve antes as mãos decepadas, e depois foi publicamente destripado. Em nome da ética. A parte da população que aderiu ao show sanguinário uivava de excitação. O amor infame estava punido. A restituição dos privilégios da nobreza foi tratada em gabinete, de maneira mais discreta. A chave da política, da política sem-vergonha, está no buraco da fechadura. Como diz a minha amiga Monika, o buraco da fechadura é o novo “circo para o povo”, enquanto nos bastidores a Política segue o seu rumo.

Fonte: Carta Maior

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Revolução Iraniana.

Revolução Iraniana: O que foi a Revolução Iraniana de 1979? Como podemos compreender o significado do Islã para a população do Oriente Médio e quais os interesses das potências ocidentais na região? Um início é assistir a animação Persépolis (de Marjani Satrapi) e consultar os textos “O ABC do conflito Palestino - Os grupos, cidades, siglas, termos e fatos históricos, listados em ordem alfabética” (Revista VEJA); “Gaza: assassinatos e desinformação” (de Alain Gresh); “Terrorismo dos EUA ameaça a humanidade" (de Miguel Urbano Rodrigues). Para um aprofundamento e polemizar sugerimos a leitura dos livros “Khomeini” (de Matthew Gordon, Editora Nova Cultlural, 1987); “O islam em foco” (de Hammudah Abdalati, Editora Makkah, 2008; "A verdadeira face do Islam – mitos e fatos" (de Zaid Ahmad Saifi, Editora Makkah, 2008) e “A mulher no Islam” (de Sharif Abdul Azim, Editora Makkah, 2008). As fontes diversas são importantes porque o leitor pode conhecer dois pontos de vista, sendo um o dos intelectuais do ocidente – ou defensores dessa visão – e outro é de intelectuais islâmicos. Isso é possibilitar a construção crítica do conhecimento num viés democrático.
A partir da animação pode-se abrir um espaço entre os telespectadores para apontarem os trechos importantes, identificarem nas imagens visuais ou gestuais os pontos de vista sobre a realidade social do país e contexto histórico da produção, e do momento da própria revolução. Propor uma leitura dos textos e socialização pode ser interessante para iniciar um aprofundamento e acalorar o debate, mas que o mesmo não fique parcial, daí interessante dissecar as sugestões bibliográficas que defendem pontos de vista opostos sobre a Revolução Iraniana.

Sugestão: acesse nossa postagem sobre a animação "Persépolis".

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Vida para consumo - A transformação das pessoas em mercadoria.

Vida para Consumo - A transformação das pessoas em mercadoria (Zygmunt Bauman) é um texto que revela para o leitor as principais contradições entre a sociedade de consumo e as necessidades primordiais para os indivíduos, bem como, os efeitos que o consumismo provoca na vida das pessoas.
O artigo é provocativo e chama o leitor a encarar e refletir sobre o amor, as relações profissionais, as relações afetivas, o sentido de coletividade, o sentido de conforto para nós humanos e, principalmente, de nossa própria existência.
Prepara-se para entrar numa das mentes mais prodigiosas e polêmicas atualidade quando o assunto é: sistema do capital e sociedade de consumo.

Para ler ou fazer download acesse: Zahar.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Criança – a alma do negócio.

No documentário “Criança – a alma do negócio” (ALANA, 2007) é apresentado uma pesquisa de campo e teórica sobre o consumismo das crianças e suas pressões sobre os pais para que seus desejos se concretizem e cheguem ao nível de felicidade proposto pelo sistema do capital. Dentre os vários temas abordados aparecem o desejo das crianças (e adolescentes) de serem igual às modelos e atrizes da televisão e um outro tema trata dos alimentos industrializados...
O principal veículo de comunicação analisado na obra é a televisão e seu poder, com informações sobre sua atuação e influencia em outros países, além do Brasil, e da forte pressão que os pais sofrem para atender as exigências dos filhos em possuir objetos. É apontado ali o papel da mídia como primeira construtora e criadora das subjetividades e valores antecipando a família, a igreja e a escola, ou seja, esse veículo torna-se formadora de juízos. Isso vem com os objetos, alimentos industrializados e produtos de beleza que são apresentados cada vez mais cedo às crianças que passam desejar, ainda em tenra idade, os olhos, os cabelos e o corpo das modelos das propagandas. Assim fica fácil entender porque “O Brasil é o terceiro mercado de beleza no mundo. R$ 15 bilhões são gastos por ano no setor. Cuidados com o cabelo ocupam a primeira posição” (SEBRAE, 2007), e também os motivos que levam mais e mais pessoas aos salões de beleza e seres diferentes seguindo um padrão. A busca é por tornar-se igual ao outro e melhor criou uma cultura de que é ‘natural’ competir com o outro, até pela melhor imagem a ser exibida nos círculos de amigos (reais ou virtuais) que é a forma principal de ser aceito/inscrito na sociedade, pois “Pelo consumo você se torna igual ao outro. Nunca existiu uma padronização tão grande quanto hoje. ” (LA TAILLE-ALANA, 2007). Dentre as pessoas que participam do documentário com seus depoimentos estão desde pais de crainças e adolescentes até estudiosos da temática em si como Yves de La Taille (Professor titular do Instituto de Psicologia da USP), Pedrinho Guareschi (Sociólogo e Doutor em Psicologia), Ana Lucia Villela (Presidente do Instituto Alana – mestre em Educação) entre outros.
Portanto é um vídeo de leitura obrigatória a todos os que são sensíveis as necessidades dos seres humanos no mundo atual e que desejam a formação de seres diferentes para a atualidade pra o futuro. Afinal, que seres humanos a sociedade atual está formando e deixando para cuidar do planeta no futuro...
É assistir e opinar...

Confira o documentário: