Pages

Labels

sexta-feira, 11 de abril de 2014

The Story of Stuff. (A História das Coisas)


Dados técnicos - The Story of Stuff

Diretor/Produtor – Annie Leonard.
País – Estados Unidos.
Ano – 2007.
Tempo – 00:21:18.




Resumo: Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim. Trata-se de uma excelente ferramenta de apoio para conscientização dos alunos em sala de aula. Também é, sem dúvida, uma oportuna e didática fonte de informação para Pais e Educadores de todos os níveis e áreas de atuação. O modo como foi é elaborado o filme, uma animação bem dirigida, clara, bem humorada e dublada, permitirá que mesmos as crianças pequenas, não alfabetizados, tenham acesso ao conteúdo. Nessa oportunidade, educadores e pais se encarregarão de lhes esclarerem os pontos que julgam obscuros, ou de entendimento duvidoso, coisa comum entre aqueles que ainda estão aprendendo como funcionam as engrenagens do nosso mundo. De fato, uma valorosa contribuição para conscientização de nossas crianças, jovens adultos, sobre a verdadeira realidade social que nos cerca, e que alguns fazem questão de ocultar(Fonte: Vídeos Educativos)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

A flor mais grande do mundo.


Dados técnicos - A flor mais grande do mundo.

Diretor/Produtor – Juan Pablo Etcheverry.
País – Portugal. 
Ano – 2007.
Tempo – 00:09:49.



Resumo: A belíssima animação "A flor mais grande do mundo" é inspirada em um dos contos do escritor José Saramago e trata de forma simples e educativa sobre a necessidade de se importar com questões ambientais e do nosso papel como ser humano responsável no mundo de hoje. Apesar de simples, a curta carrega em si uma grande reflexão: "E se as histórias para as crianças passassem a ser leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que á tanto tempo têm andado a ensinar?". Vale a pena conferir.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Trabalho Febril.

Dados técnicos - Trabalho Febril. 

Diretor/Produtor – Lápis UFSC.
País – Brasil.
Ano – 2007.
Tempo – 00:07:43.



Resumo: Animação em stop motion produzida na Oficina de Vídeo-Historia de 2007, oferecida pelo LAPIS - Depto de História/CFH/UFSC, Florianópolis. O vídeo busca discutir as condições de trabalho e de produção trazidas pela Revolução Industrial através da história de um artesão que se vê obrigado a ingressar em uma fábrica. (Fonte: Lápis - UFSC).

terça-feira, 8 de abril de 2014

Filosofia para jovens – Uma iniciação à Filosofia.



A obra que indicamos é útil para jovens (de qualquer idade) e leitores curiosos e incomodados acerca da existência humana. É natural do ser humano o ato de pensar e filosofar no cotidiano e, portanto, andar por esse caminho munido de métodos e ideias/luzes garante passos firmes, objetivos sólidos e seguros. 
Clarear os objetivos do ser humano sobre a vida pessoal, como personagem social, como ser político e indivíduo pertencente a um grupo ou classe social é uma das propostas do livro. A frase de Martin Heidgger “O homem é um ser caminhante, e ao caminhar tem sempre um pé no ar e um pé no chão”, cabe bem a essa proposta que proporciona discutir temas atuais como liberdade, morte, religião (e religiosidade), amor (e paixão), felicidade, ideologia e alienação... Esses temas permeiam nossas vidas e mentes e não tem como nos isolarmos ou sermos indiferentes a eles, pois dependemos das escolhas que fazemos frente aos desafios que o mundo nos apresenta...
Na orelha do livro vemos um esclarecimento sobre a didática e proposta de abordagem: “Além dos capítulos que versam sobre assuntos como liberdade, moral, felicidade, religião etc, a autora sugere exercícios de autores apreciados pelos jovens. Embora simples e estreitamente ligado aos interesses da juventude, o livronão foge à didática perfeita e aos conceitos importantes e necessários para quem se inicia na filosofia”.
Um encaminhamento interessante ao final do livro é que a autora mostra uma trajetória histórica da filosofia e aponta estudos que devem ser seguidos a essa iniciação.
E se o leitor se interessar sugerimos a continuação desse estudo com o livro "O Cinema pensa", de Julio Cabrera que é um olhar da filosofia sobre a sétima arte...

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Rua das Tulipas.

Dados técnicos - Rua das Tulipas. 
Diretor/Produtor – Alê Camargo. 

País – Brasil.
Ano – 2008.
Tempo – 00:10:19.



Resumo: O curta mostra a vida na pacata Rua das Tulipas e tem como protagonista o professor Paulino, um homem que realiza os sonhos de todo mundo com suas invenções, mas se esquece do seus próprios sonhos. A curta remete a nossa vida, onde às vezes fazemos as vontades dos outros, mas nós esquecemos das nossas. (Resenha por: Davi Mota).

domingo, 6 de abril de 2014

Tram. (Bonde)

Dados técnicos - Tram.
Diretor/Produtor – Michaela Pavlatová e Ron Dyens.

País –   França, República Tcheca.
Ano – 2012.
Tempo –  00:07:50.

Curta ainda não disponível.

Resumo: É um dia rotineiro para a condutora do Bonde. Como em todas as manhãs, os homens entram e saem para trabalhar, um após o outro, todos parecidos, quietos, cinzentos. E, mesmo assim, a condutora fica terrivelmente excitada. (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi)

sábado, 5 de abril de 2014

Morte e vida Severina.


Dados técnicos - Morte e vida Severina.

Diretor/Produtor –  Afonso Serpa.
País – Brasil.
Ano – 2010.
Tempo – 00:55:00.


Assistam ao curta:



Resumo:
 Versão em animação do poema “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto. Com trilha sonora de Lucas Santtana e com o ator Gero Camilo dando vida ao personagem principal, o Severino. É um belíssimo desenho que vale a pena assistir por sua qualidade de produção e por tornar interessante a também bela obra de João Cabral, e uma forma diferente de aprender sobre esse clássico da literatura. Mas, isso não exclui a necessária leitura dessa obra gigante. Uma sugestão: leia o livro, assista o desenho animado e dialogue com seu (sua) professor(a). (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi)

sexta-feira, 4 de abril de 2014

A menina que odiava livros.

Dados técnicos - A menina que odiava livros.

Diretor/Produtor – Jo Mcuris.

País – Canadá. (NFB)

Ano – 2011.
Tempo – 00:07:21.




Resumo: Esta é a história de Nina, uma garota que simplesmente odiava os livros. Mas ela não conseguia ficar longe deles, porque em sua casa eles estavam por toda parte: nos armários da cozinha, nas gavetas, nas mesas, nos guarda-roupas e nas cômodas. Estavam também sobre o sofá, alguns entulhados na banheira e outros empilhados nas cadeiras. Mas um dia o gatinho de Nina derrubou uma pilha enorme de livros infantis. Abertas pela primeira vez, as páginas dos livros libertaram os personagens e animais das histórias, que invadiram a sala, fazendo uma grande bagunça. Esse acontecimento mágico fez Nina viajar pelo fantástico mundo da literatura. (Fonte: Manjusha Pawagi e Jeanne Franson - Ebooks Gratis).

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A Ilha.

Dados técnicos - A ilha.
Diretor/Produtor – Alê Camargo.
País – Brasil.
Ano – 2008.
Tempo – 00:12:40.



Resumo: Animação interessante que mostra um rapaz que tem sua vida alterada durante o momento que caminhava pela calçada e a ao atravessar uma avenida se vê preso entre o vai e vem dos automóveis. Seria uma proposta de reflexão sobre o isolamento que a sociedade tecnológica atual realiza no ser humano? (Fonte: Catálogo 2012 - Anima Mundi).

quarta-feira, 2 de abril de 2014

L’employé Du Móis. (Empregado do mês).

Dados técnicos - L’employé Du Móis.
Diretor/Produtor – Clément Cornu
País – França.
Ano – 2011.
Tempo – 00:12:40.


Resumo: Dividido entre a ética pessoal e o desejo de obedecer às regras, um jovem executivo tenta recobrar seu livre arbítrio. A pressão por melhor desempenho, por cotas, por ‘fazer a sua parte’ na equipe até chegar no extremo de desenvolver as chamadas ‘doenças da alma’, tão comum no sistema do capital. Mas a análise não cessa somente com essas breves palavras e conceitos e, assim você pode propôr com seus colegas assistir ao filme encontrar outros elementos, ou então, apresentar ao seu professor (de Sociologia ou Geografia ou História) a possibilidade de uma dinâmica a partir da obra. Uma possível reflexão sobre Liberdade e Emancipação. (Obs: recomenda-se que seja visto por maiores de 15 anos ou 18 anos). (Fonte: Adaptado do Catálogo 2011 - Anima Mundi).

terça-feira, 1 de abril de 2014

Apoio: Histórias de Cinema. (de Antônio Carlos Gomes de Mattos).

Caríssimos usuários, viemos comunicar com muita honra e alegria que passamos a ter apoio e incentivo do site Histórias de Cinema que é organizado e administrado pelo professor Antonio Carlos Gomes de Mattos que ensina História do Cinema na PUC-Rio. A.C. Mattos foi colaborador das revistas Guia de Filmes e Filme Cultura do Instituto Nacional de Cinema e Cinemin da EBAL, e dentre as suas obras produzidas e publicadas estão os livros Huston-Lubitsch-Zinnemann de parceria com Sergio Leemann (EBAL), Hollywood Anos 30 (EBAL),Caminhos da Paz no Cinema e na TV de parceria com Irene Tavares de Sá (Ed. Paulinas), O Outro Lado da Noite: Filme Noir (Ed. Rocco), A Outra Face de Hollywood: Filme B (Ed. Rocco), Publique-se a Lenda: A História do Western (Ed. Rocco), Uma Tradição de Qualidade: O Cinema Clássico Francês 1930-1959(Ed.PUC-Conquista) e Do Cinetoscópio ao Cinema Digital: Breve História do Cinema Americano (Ed. Rocco) – está no nosso link síntese de livros.

Expressamos nosso agradecimento a esse especialista e profundo conhecedor da sétima arte.